skip to Main Content

Palavra Cruzada reúne escritoras e escritores independentes de Goiás em abril

A formação continuada, a circulação do livro e o diálogo com leitores são os eixos do debate proposto no Palavra Cruzada – II Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás, no dia 7 de abril (domingo), às 14 horas, na Vila Cultural Cora Coralina, em Goiânia. A programação dedicada a poetas, prosadores e entusiastas da escrita integra a feira e-cêntrica 2024, que conta com apoio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Goiânia.

Com a coordenação da escritora e editora Lari Mundim, a segunda edição do Palavra Cruzada reúne 12 escritoras e escritores goianos, em três rodas de conversa. “A cada edição reunimos autoras e autores para a troca de experiências, uma conversa informal, com mediação, sobre processos de criação e produção, estratégias de circulação, relação com editoras, contato com leitores/leitoras”, conta ela. A primeira edição do Palavra Cruzada foi realizada em junho de 2022.

Reflexões sobre o processo criativo e a formação para a escrita orientam as falas da primeira mesa, programada para 14 horas, com participação das escritoras Geórgia Cynara e Lavínia Mendes e do escritor Fernando Cândido, com mediação da poeta beta reis. A segunda mesa da tarde discute, às 15 horas, estratégias de circulação da publicação, um dos maiores desafios para autoras e autores independentes, a partir da experiência das escritoras Elisa Marques e Larissa Brasil e do escritor Ademir Luiz, com mediação do editor e poeta Jeferson Barbosa.

Para encerrar o II Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás, às 16 horas, o programa prevê a discussão sobre o diálogo com leitores e motivações para a escrita da prosa e da poesia. Com mediação da professora e poeta Tarsilla Couto de Brito, o bate-papo estará ancorado na experiência de Carlos Brandão, Cássia Fernandes e Pablo Mathias.

Segundo Lari Mundim, o Palavra Cruzada foi concebido como um espaço/tempo para compartilhamento dos desafios vivenciados por autoras e autores autopublicados ou publicados por editoras independentes. “Ter nas mãos o livro tão sonhado, embora seja uma grande conquista, não é um fim, é um começo, um chamado para dialogar”, reflete. Os livros publicados pelas escritoras e escritores participantes do Palavra Cruzada estarão sendo comercializados durante o encontro, na Sala João Bênnio da Vila Cultural Cora Coralina.

SERVIÇO
Palavra Cruzada – II Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás
7 de abril (domingo) – 14h
Sala de Mídias João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina, Goiânia
IMPORTANTE: a participação do evento não requer prévia inscrição

Contato: 62 99968-1658 (Lari Mundim)

PROGRAMAÇÃO

Palavra Cruzada – Encontro de Escritoras e Escritores Independentes de Goiás

14h_Mesa 1: Como escrever
Convidados/convidadas: Fernando Cândido, Geórgia Cynara e Lavínia Mendes. Mediação: beta(m)xreis

15h_Mesa 2: Para quem escrever
Convidados: Ademir Luiz, Elisa Marques e Larissa Brasil. Mediação: Jeferson Barbosa

16h_Mesa 3: Porque escrever
Convidados/convidadas: Carlos Brandão, Cássia Fernandes e Pablo Mathias. Mediação: Tarsilla Couto de Brito

SOBRE ESCRITORAS E ESCRITORES
ADEMIR LUIZ
Eleito para Academia Goiana de Letras. Presidente da União Brasileira de Escritores de Goiás. Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Docente do programa de pós-graduação interdisciplinar Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), e nos cursos de História e Arquitetura & Urbanismo. Realizou pós-doutorado em Poéticas Visuais e Processos de Criação. Bolsista pesquisador do Instituto Camões de Portugal (2002). Criador e coordenador do LUPPA (Laboratório de Pesquisa e Produção Audiovisual). Editor do periódico acadêmico Revista “Nós – Cultura, Estética & Linguagens”. Participou da equipe de criação da Editora da UEG. Indicado ao Prêmio Capes de Teses 2009. Vencedor do Prêmio Cora Coralina de 2002 e do Prêmio Hugo de Carvalho Ramos 2014. Recebeu o Troféu Goyazes em 2013 e as comendas Medalha do Mérito Cultural em 2015 e Medalha do Mérito Anhanguera em 2019, concedidas pelo Governo do Estado de Goiás. Ainda em 2019 recebeu o Diploma de Honra ao Mérito da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Em 2020 tornou-se membro honorário do Gabinete Literário Goyano, instituição fundada em 1864.

beta(m)xreis
pronomes ela/dela, pessoa transfeminina não-binária, é uma multiartista, com foco principal em poesia escrita. Possui interesses pessoais e profissionais variados: educação, tradução, revisão, antropologias e psicanálise lacaniana. Desenvolveu trabalhos em dança, teatro e performance-arte. Publicou “dezessete” (editora Nega Lilu), “Lobo Bobo” (pdf autopublicado), e “Casa Pelo Cacos” (selo Lola Edições) com Rosa das Neves. É editora da “Revista Tem Base?!” Possui traduções e poemas publicados em revistas e coletâneas. Acredita piamente que escrever é para todes.

CÁSSIA FERNANDES
Nasceu em Pontalina (GO), é escritora e jornalista. Tem quatro livros publicados: o romance Cartas que não te escrevi, o livro de poemas “Almofariz do tempo”, o audiolivro e e-book “Abracadabras: crio enquanto falo”, e o romance “Histórias encantadas entre cordilheiras de areia”. Há mais de 20 anos publica crônicas em O Popular e coordena o projeto de estímulo à leitura e à escrita Livros Que Andam.

CARLOS BRANDÃO
Poeta, compositor, cantor e produtor cultural. Tem cerca de 250 músicas gravadas por mais de 70 intérpretes em Goiás, São Paulo, Brasília, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bélgica e França. Foi Superintendente de Ação Cultural de Goiás (1987/1991); Diretor do Centro Cultural Martim Cererê (1999/2006); diretor do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (2006/2011); Produtor no Centro Cultural Oscar Niemeyer (2011/12) e Diretor do Teatro Goiânia (2012/2014). Carlos Brandão é também jornalista, tendo atuado por 25 anos, em redações de jornais diversos da cidade de Goiânia como Diário da Manhã (de 1991 a 2006); Jornal Top News (1987/1988)); Revista Hoje (de 2008 a 2011); Jornal da Imprensa (2012/13) e Rádio Brasil Central RBC FM.

ELISA MARQUES
Estudou Jornalismo e Psicologia nos Estados Unidos, mas foi na escrita que aprendeu a transmutar rigidez em arte. Poeta, escritora, roteirista e diretora, divide seu tempo entre literatura e cinema. Autora do livro “Até minha terapeuta sente falta de você” e de “Minha mão na sua boca e um verso sobre o amo” (ainda inédito).

FERNANDO CÂNDIDO
Fotógrafo, artista visual e escritor. Formado em Administração de Empresa e Letras. Recebeu o prêmio Destaque na 5ª Edição da FARGO – Feira de Arte Goiás, em 2023. Coautor na antologia “Antes de agora”, produto da Residência Literária da Livrario O Jardim. Publicou os livros “O homem multifacetado” (2009), “03 Contos” (2022) e “A síndrome de Roach” (2023).

GEÓRGIA CYNARA
Goianiense nascida em 15 de março de 1983. Mulher, mãe, artista e pesquisadora. Doutora e pós-doutora em Meios e Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás-UFG, especialista em Cinema e Educação pelo Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás e mestre em Comunicação pela UFG. Jornalista, curadora cinematográfica, musicista e compositora de música para filmes e séries. É professora do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais da UFG e do quadro efetivo do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (UEG). É autora de “O compositor-camaleão: A música de André Abujamra no cinema brasileiro” (CEGRAF UFG, 2023). O livro “Memórias crônicas de uma mulher sem vergonha” (negalilu editora, 2024) marca sua estreia na literatura.

JEFERSON BARBORA
sócio-fundador e editor-chefe da Mondru Editora. É editor e designer editorial. Leitor voraz e criador do canal literário Em Diálogo. Publicou “A Fútil Arte de Travestir-me do que me Falta” (2018) e “Os Móveis Continuam Prisioneiros” (2022).

LARISSA BRASIL
Escritora de suspense e mora em Goiânia com seu marido e sua poodle no meio de muitas plantas. Ganhadora do Prêmio Odisseia de Literatura Fantástica 2023, na categoria narrativa longa de horror com seu suspense policial, Irebu. Foi também premiada em 2020 (A Garota da Casa da Colina) e em 2021 (Tr3s) por suas histórias de suspense no Prêmio Aberst de literatura. Seus suspenses policiais, Urutau e Irebu, foram financiados na plataforma Catarse em 48 e 36 horas respectivamente. Acaba de lançar seu sexto suspense, Uma Oração para Ninguém. Fã de Jane Austen, lançou seu primeiro romance juvenil inspirado em Emma: “Perfeita, Apesar dos Defeitos”. É também dela o livro independente de contos “Onde o Vento Faz a Curva”.

LAVÍNIA MENDES
Nascida em Utinga-BA, reside em Aparecida de Goiânia-GO, é licenciada em História pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), especialista em Uso Educacional da Internet pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e mestranda em Ensino-Aprendizagem de Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG). É escritora, artista, revisora e educadora. Atua pelas Pretas de Angola, Colettiva Preta e idealizou a iniciativa Cria Gueto Cria. Vencedora do Prêmio Dandaras de Literatura que resultou no livro “Rascunhos de minh’alma” (Editora Feminas, 2021), autora de “Sexualidade à flor da língua” (Editora Pedregulho, 2022), “Riacho me chama de chão” (Editora Arpillera, 2023) e vencedora do II Prêmio Variações LGBTQIA+ com o livro poético “Fruta mordida, perfume da mata” (2023).

PABLO MATHIAS
Biólogo, mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Autor de contos presentes em antologias publicadas pela negalilu editora: Antes de agora (2022), produto da Residência Literária da Livraria O Jardim, e Uma santa e dois amantes (2022), Coleção e/ou ─ vol. 3. “Tamarindos” é seu livro de estreia, título vencedor da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos de 2021, na categoria Prosa. Integra o Coletivo e/ou e o Grupo de Estudos Arapyau ─ Literatura e Poesia.

TARSILLA COUTO DE BRITO
Professora de Teoria Literária na Faculdade de Letras UFG. Poeta (“Sentimentos Carimbados”, 2020; “Coisas que máquinas não podem fazer”, 2021; e “A mulher que nasceu sem metafísica”, 2022). Participa da coordenação do Centro de Formação e Apoio Linguístico e Literário Maria Firmina dos Reis – FL/UFG. Integra o grupo de performance e vocalização de poesia Corpo de Voz. Recentemente, concluiu sua pesquisa de pós-doutoramento na Universidad de San Andrés (Buenos Aires, Argentina) sobre a violência contra as mulheres na literatura brasileira.

Back To Top