skip to Main Content

Maria Amélia Dalvi

Nome artístico: Maria Amélia Dalvi
Área de atuação: Escritora e professora universitária
Região: Vitória /
E-mail: [email protected]
Telefone: (27) 3335-2535
Canal Social: http://www.literaturaeeducacao.ufes.br/

Licenciada e mestra em Letras e doutora em Educação, sempre com pesquisa atinente à poesia de Carlos Drummond de Andrade, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde trabalha como professora desde 2010. Atua na graduação em Letras e Pedagogia e na pós-graduação em Educação e em Letras, orientando pesquisas de graduação, mestrado e doutorado sobre educação literária, sobre inter-relações entre impressos, leitura e literatura e sobre memórias literárias da escolarização. Realizou o estágio pós-doutoral junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, com períodos em universidades estrangeiras (Coimbra, Minho, Kentucky, New Mexico, Purdue, SFA-Texas). No momento, realiza, também, o doutoramento em Ciência da Literatura (Teoria Literária) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Integra o grupo de pesquisadores que reativou em 2016, junto à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística, o GT Literatura e Ensino. Coordena, no âmbito da Ufes, Programa de Cooperação Acadêmica (Procad/Capes) com a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e a Universidade de Passo Fundo (2014-2018), investigando espaços, contextos e materialidades da leitura junto a estudantes universitários dos cursos de licenciatura. Fundou e coordena, desde 2011, o Grupo de Pesquisa (DGP/CNPq) Literatura e Educação (www.literaturaeeducacao.ufes.br). É membro da articulação do Fórum Permanente em Defesa da Democracia. Já atuou em diversos projetos e programas públicos para o livro, a leitura, a literatura e a formação de professores, e tem experiência na assessoria, elaboração e revisão de avaliações aplicadas por instituições e redes de educação pública. As palavras-chave atinentes à sua produção são: Carlos Drummond de Andrade; educação literária; ensino de literatura; formação de professores de Língua e Literatura; leitura literária; Literatura Brasileira; Literatura do Espírito Santo; Literatura Infantil e Juvenil; livro didático de Língua Portuguesa e Literatura. E-mails: [email protected] ou maria.dalvi@ufes.br.

Publicações do Autor(a)

Drummond: O amor natural toma parte no projeto poético-pensante

Editora: ES
ISBN: 9788577720415
Ano de Publicação: 2009
Dimensões: x cm
Nº de Páginas: 164
Acabamento:

Sinopse: A obra analisa e interpreta o erotismo de Carlos Drummond de Andrade em sua obra O amor natural, que reúne um conjunto de 40 poemas eróticos do escritor mineiro. A autora traça um instigante itinerário da crítica sobre a poesia de Carlos Drummond de Andrade, privilegiando os seus momentos mais luminosos e acrescentando O amor natural ao projeto poético do autor.

Drummond: a invenção de um poeta nacional pelo livro didático

Editora: Edufes
ISBN: 9788577720927
Ano de Publicação: 2011
Dimensões: x cm
Nº de Páginas: 254
Acabamento:

Sinopse: Neste livro a autora analisa com sensibilidade, competência e agudo espírito crítico a presença de Carlos Drummond de Andrade no livro didático cujo objetivo é a formação do leitor no Ensino Médio. Sem pregar a extinção do livro didático nem propor outras medidas radicais, Dalvi aponta os desacertos na representação da sociedade a partir das configurações de Drummond que o manual redesenha.

Back To Top