skip to Main Content

Bruno Pirata

Nome artístico: Bruno Pirata
Área de atuação: Escritor;Ilustrador e Designer gráfico
Região: Belo Horizonte /
E-mail: [email protected]
Telefone: (31) 9 9765-3057
Canal Social: https://www.facebook.com/bpirat4/. https://www.behance.net/brunopirata

Graduado em Artes Visuais pela UFMG, Bruno Pirata faz quadrinhos independentes de ficção científica e fantasia, além de ilustrações e outros desenhos. Fez parte, junto com Jão, do selo independente Passaporte. Na universidade pesquisou sobre a potência gráfica e narrativa das onomatopeias em HQs, tema que aparece em alguns de seus trabalhos.

Publicações do Autor(a)

Panis et Circenses

Editora: MG
ISBN:
Ano de Publicação: 2013
Dimensões: x cm
Nº de Páginas:
Acabamento:

Sinopse: Panis et Circenses é uma adaptação da música Panis et Circensis (sic), composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil e executada pela banda Os Mutantes. Pela construção de personagens e de cenário há um esforço em transmitir de modo gráfico o conteúdo e o clima da canção. Já o fio condutor da narrativa se desenvolve a partir dos sons ao fim da música (mais precisamente, a partir dos 3:11 min), onde podemos ouvir a sala de jantar citada na letra.
Embasado na pesquisa da força das onomatopeias dentro dos quadrinhos, traz estes sons-grafados não somente como representação sonora ou potência gráfica, mas também como força narrativa que conduz a história.

Gustavo

Editora: Passaporte
ISBN:
Ano de Publicação: 2013
Dimensões: x cm
Nº de Páginas:
Acabamento:

Sinopse: Gustavo é uma história criada para explorar a visualidade das onomatopeias de uma forma diferente de Panis et Circenses. Gustavo tem a ocupação de espaço mais limpa, e ainda assim permanece seu foco na representação gráfica dos sons. A história gira em torno de uma comparação entre sons que podem ser representados graficamente a partir da mesma onomatopeia, ainda que os sons não sejam idênticos.

Dyke

Editora: Passaporte
ISBN:
Ano de Publicação: 2015
Dimensões: x cm
Nº de Páginas:
Acabamento:

Sinopse: Dyke é um quadrinho-pôster feito no mesmo modelo de Panis... e Gustavo. Feito em parceria com Samira Vilela, argumentista e personagem da história, uma ficção científica pseudo disfarçada de biografia, em desenhos feitos com pincel, e hachuras e detalhes a caneta.

Cidade Terra

Editora: Passaporte
ISBN:
Ano de Publicação: 2013
Dimensões: x cm
Nº de Páginas: 40
Acabamento:

Sinopse: Cidade Terra é uma antologia de ficção científica e fantasia. São 6 histórias independentes entre si, mas levemente entrelaçadas, onde é proposta uma reflexão sobre a humanidade pós-moderna, mais levantando perguntas do que oferecendo respostas.

Sótão

Editora: Passaporte
ISBN:
Ano de Publicação: 2014
Dimensões: x cm
Nº de Páginas: 20
Acabamento:

Sinopse: Sótão foi criado como primeiro volume de uma coleção chamada Cadernos de Desenho, do selo Passaporte, em que cada edição seria de um artista diferente.
A coleção nunca foi continuada, fazendo deste o único exemplar com 12 desenhos a nanquim num formato que imita um caderno Moleskine.

Back To Top